Sobre Nós

A proteção do ecossistema está em nosso poder

O coração de Itapoá fica na Barra do Saí!

Queremos estimular a ampliação do conhecimento ambiental e formação de consciência crítica sobre os problemas e soluções para o meio ambiente, através de um conjunto de ideias objetivas, trabalho em equipe, idealizando a obtenção de conhecimentos de uma forma organizada e sistemática, principalmente voltada a conservação, proteção e melhorias do Mangue da Barra do Saí.
A área da reserva foi constituída em 1998, com a necessidade de preservação foi idealizada a APREMAI Associação da Reserva do Mangue da Barra em 2004 com a união dos moradores tendo seu registro oficial em 26 de agosto de 2006, aderindo como utilidade pública com a lei 269/2009. A APREMAI tem como objetivo principal, zelar pela preservação do eco-sistema do mangue da barra, do rio Saí-Mirim, da Praia do Meio e da ilha do Saí Guaçu e região em Itapoá SC.

Além do monitoramento regular na área da Reserva, a APREMAI está empenhada e comprometida em educar e conscientizar toda a comunidade, sobre a importância de utilizar e reciclar os recursos naturais com consciência e de forma sustentável.

Torne-se um Voluntário ou Apoiador:

Para ampliar seu campo de atuação e poder realizar ações e projetos, a APREMAI conta com a colaboração de apoiadores e voluntários. Se você quiser colaborar conosco, mesmo daí de sua cidade, clique aqui ou entre em contato para mais informações.

Participe dos Eventos:

Desenvolvemos e fomentamos diversas atividades e eventos que visam as práticas e hábitos para melhor conviver em comunidade usufruindo dos recursos naturais com sustentabilidade!
Mutirões e remadas para limpeza da praia, mangue e rio; Ações de coleta e separação do Lixo Orgânico e recicláveis.

Nossa Missão:

Ser referência de práticas sustentáveis que visem a proteção e preservação da natureza, através das seguintes ações:
– Monitoramento e fiscalização da área da reserva;
– Incentivar ações coletivas para limpeza, classificação e reaproveitamento do lixo reciclável;
– Fomentar atividades junto à comunidade e redes de escolas do município e região que contribuam na educação ecológica, através de apresentação de técnicas sustentáveis.

A APREMAI, participa do COMDEMA, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, responsável por formular e fazer cumprir as diretrizes da política ambiental do município de Itapoá. A APREMAI participou da COMDEMA em 2007, 2013, 2017, 2021 e 2022.

É no COMDEMA que são discutidos e deliberados projetos para preservação do meio ambiente, elaborando normas supletivas e complementares e padrões relacionados com o meio ambiente, observando os que foram estabelecidos em níveis federal e estadual, sempre no objetivo de propor as melhores normas e diretrizes ambientais, além de assessorar o poder executivo do município.
Proteger e preservar o meio ambiente e combater a poluição são competências da União, dos estados e dos municípios, sendo que a estes últimos cabem as decisões relativas ao interesse local.
Vale ressaltar, que também fazemos parte da Câmara Recursal do COMDEMA, aonde são analisados e julgados os processos administrativos no âmbito ambiental em segunda estância.
Estamos sempre analisando e defendendo os melhores projetos ambientais, para nossa amada cidade de Itapoá/Sc.

Seja um Voluntário APREMAI

Associação de Proteção da Reserva do Mangue

Projeto Mangue Vivo